03 abril 2008

Sobre não lidar bem com críticas

Entre tipos e arquétipos é necessário fazer uma escolha, ainda que esta seja não escolher nada. Omissão também é ação. Usa-se diferentes personas em diferentes situações, e colocar um pouco de tinta colorida aleatoriamente sobre a máscara, dizendo que inovou e é distinto, é só poeira retórica de auto-afirmação.

O velho clichê misantropo reinventado pode até cair bem para o concreto cinza de São Paulo, mas isso também é clichê. O underground, assim como a arte, caminha de mãos dadas com o capital, ainda que ambos o desperezem. Meias coloridas, roupas nada monocromáticas compradas em brechós perdidos, e muita pose para parecer o grande-intelectual-andrógino-com-óculos-quadrados-moderninhos podem fazer sucesso na baixa Augusta, onde todos são iguais e citam livros e autores que não leram ou não entenderam, só porque ninguém os conhece.

Mas o fato é que sua modernidade não te livra de estar tão sozinha e perdida quanto um qualquer nessa cidade, Clarice Linspector é um saco, e eu prefiro a breguice elegante das curtibanas à sua pose oca de underground urbana.

9 Comments:

Blogger  said...

é cara, mas as curitibanas estão cada vez mais paulistanas, cinzentas (ainda q multicoloridas), e ocas... sabe-se lá se ñ estou procurando o local errado...vamos para a dinamarca?

8:06 PM  
Anonymous Anônimo said...

Que tenso...
Mas não pode generalizar assim... Nem pro sul nem pra cá...
Eu acho de verdade que são só desencontros, entende? E acho de verdade que é porque procuramos que encontramos com o que não nos agrada... Pelo menos não por tempo suficiente...
Eu não sei se é muita inocência... Mas eu acredito que o que fica mesmo aparece assim, por acaso, sem procura, expectativas... sei lá...
Ao invés do vazio compartilhado tenho preferido de verdade o bom chocolate... E esse é bom sempre... Em qualquer lugar...
E viva a serotonina!
Beijos...

11:16 PM  
Blogger quê? said...

os vizionarios apresentam suas armas

8:08 PM  
Blogger paula davies said...

estar sozinho numa grande metropole pode ser uma das melhores sensações...

11:33 AM  
Anonymous Anônimo said...

Nos inferninhos da baixa Augusta, os diabos e diabas vestem prada, carmim, m.officer, e por ai vai...

11:44 AM  
Anonymous Anônimo said...

general !!!
de repente o olhar frio e superficial já impregnado de concreto cinza, nos faz olhar para uma só direção que não ultrapassa os óculos modernos e quadrados, e o clichê pode se tornar meu modo de pensar.

10:51 AM  
Anonymous Anônimo said...

Quem pensa "clichê" não pensa.
Só pensa que pensa.

3:54 PM  
Anonymous Anônimo said...

Paulistas não são ocas, tampouco cinzentas. Mas vocês homens, embora reclamem, preferem e babam pelas ocas. Até fazem posts em homenagem as ocas.

4:20 PM  
Blogger  said...

e tal situação de falta de conteúdo faz até com que se veja uma homenagem onde há crítica... uau.. realmente, espero achar curitibanas de verdade.

6:59 PM  

Postar um comentário

<< Home