02 julho 2008

Sur la finesse

A capacidade de demonstrar elegância só é efetivamente testada em situações adversas, nas quais os falsos se entregam, e só os nobres conseguem ser realmente elegantes.

No dia 16 de março de 1914, madame Henriette Caillaux se dirigiu à redação do jornal Le Figaro, em Paris, para conversar com o diretor do periódico, monsieur Gaston Calmette. Ele havia publicado no jornal algumas cartas com severas acusações difamando o ministro francês das Finanças, Joseph Caillaux, marido de Henriette, e intencionava continuar a publicação.

No encontro, após algumas breves palavras, Henriette sacou um revólver e meteu quatro balaços no peito do jornalista.

Em pouco tempo o escritório de Calmette era invadido por funcionários do jornal, que tentaram acudir o diretor baleado. Este, antes de morrer segundos depois, teria murmurado:

- Peço que me desculpem, não me encontro bem.

Quando os funcionários foram deter Henriette, ela exclamou:

- Não me toquem, eu sou uma dama!


Em tempo: Henriette foi absolvida em um julgamento controverso, no qual seu advogado alegou que o crime não foi premeditado, mas sim fruto de um "reflexo feminino incontrolável". Algum tempo depois, Henriette veio com o marido dar um tempo no Brasil.

4 Comments:

Anonymous Anônimo said...

adoro damas.
wish i was like that.

11:22 AM  
Blogger Unknown said...

Este comentário foi removido pelo autor.

6:33 PM  
Blogger paula davies said...

gente, adorei, agora reflexo feminino vai ser desculpa pra tudo, inclusive pra gorfar na balada e chegar atrasada no trabalho.

6:34 PM  
Anonymous Anônimo said...

minhas expectativas ao abrir esse blog mudam com o dia; às vezes quero ler coisas cínicas, às vezes, bonitas, saudosistas... Você tem uma visão drástica da escorrida do tempo e eu acho isso um sarro. Como és menino ainda!
O que espero invariavelmente toda vez que abro desse bloco de notas é me reconhecer, ainda que como caricata, em qualquer personagem sua.

8:18 AM  

Postar um comentário

<< Home