31 janeiro 2007

Porque hoje é sábado

Comprei uma escova de dentes que vibra. Porque é maneira. Fui ao cinema ver um filme mandrake sobre um piá que cavalga um dragão. Porquê? Porque é maneiro.

Contra a lógica da sustentação das necessidades criadas pelo mercado, e da reprodução incessante dos mecanismos capitalistas que aprisionam o homem e adiam a revolução, só há um argumento: o maneiro.

Em nenhum dos dois casos fui diretamente comprado pelas propagandas. Não acho que a vibrante escove melhor, nem foi o trailer o que me convenceu. Foi a idéia. Uma escova que vibra é uma idéia maneira. Cavalgar um dragão é uma idéia maneira.

O maneiro, como motivo, está presente em diversas escalas, em diferentes manifestações humanas. Um exemplo? O Jorge Ben (não o Benjor, da guitarra) cantava, nos idos da década de 60, um "voXê", com o som de xis mesmo, no lugar do cê. Porquê?
Porque era maneiro.

Se voxê não entende isso, vá procurar uma razão filosófica, um causa primeira, uma ação originária, um fato social que justifique.

Hoje é terça-feira. E se voxê não entendeu o porquê do título deste texto, além de não ser maneiro, voxê precisa ler mais poesia. Porque estou cansado de perder esta piada.

3 Comments:

Anonymous Anônimo said...

E assim não precisamos pensar na industria cultural, na pressão mercadológica que motiva compras inuteis, tão pouco na falácia que é o curso de marquetim... Que bom, já estou até mais feliz :)...

2:01 PM  
Blogger insone said...

sábado, sábado, sábado
saba-daba-du

11:05 AM  
Anonymous Anônimo said...

escolher o maneiro como categoria de analise do real teve ter feito Marx revirar

5:50 PM  

Postar um comentário

<< Home