04 dezembro 2006

Boys don't cry

O riso é social. Diversas pesquisas indicam que as pessoas riem mais quando estão próximas de outras pessoas. O riso é uma forma de se comunicar. Pode ser utilizado para se fazer notar, para concordar com outra pessoa, para se mostrar, ou simplesmente para fingir gostar da piada.
Já o choro não tem esse caráter sociabilizante. Mostrar sua tristeza aos outros não é de bom tom, não vai te ajudar a fazer amigos. Você acaba passando (e com razão) por aquele chato que fica despejando suas angústias no ouvido dos outros. Tem que ser muito amigo para aguentar alguém chorando as pitangas. Problemas cada um tem os seus. Amigos também. É nessas horas que se vê quem pipoca e quem aguenta.
Meninos não choram, homens sim. Homens choram escondidos, sozinhos. Não temos a empatia, social e genética, das mulheres, com suas amigas delicadas e acostumadas a esse tipo de manifestação. É meio esquisito dizer: - Ei, bróder, me empresta o ombro aí que eu preciso chorar. Não é assim que funciona. Você tem que se esconder, fingir pro mundo que é forte, que desbrava, que não titubeia, onde já se viu... deste tamanho e chorando feito uma criança... Um homem que chora assume o fracasso em dissimular emoções, o que deveria ser uma arte do gênero. Chorar, reclamar para a mãe, ou levar desaforo para casa não deveriam fazer parte do universo masculino. Por isso a beleza. Quando um homem chora, está não só assumindo sua falha, assumindo sua fragilidade, condição inata do ser humano. Quando um homem chora, sozinho, escondido, está fazendo a revolução.

2 Comments:

Blogger quê? said...

Bela conclusão.

1:32 AM  
Anonymous Anônimo said...

cara, como é dificil falar sobre isso...
acho q é medo de ser babaca, pode?

9:43 PM  

Postar um comentário

<< Home