08 agosto 2006

A fuga do salutar

Três conversavam na beira do lago quando viram alguma coisa mergulhar. O mais empolgado exclamou:
- Era uma tartaruga!
O segundo não concordou:
- Era um jabuti!
- Não, era uma tar-ta-ru-ga!
- Claro que não! Era um jabuti!
- Bem, acho que a gente nunca vai saber. Existem vários tipos de tartaruga, que são todas da mesma família: tem o jabuti, a tartaruga-marinha, o cágado...
- Cágado?
- É! Com o acento no primeiro a. É um tipo de tartaruga menor. E tem também o salutar, que minha tia disse que é bom pra fazer simpatia. Você dá um salutar para a criança que tem bronquite, e espera o salutar fugir, que ele leva a bronquite embora.
- Leva embora a bronquite?
- Leva! Minha tia disse que deu para uma neta dela, e quando o salutar fugiu, levou a bronquite embora!
- Duvido!
- Sério, isso acontece.
E, virando-se para o terceiro que havia ficado quieto até então, perguntou:
- E você, acha que é possível?
E o quieto respondeu pensativo:
- Não sei. Mas fico imaginando como é que foge um salutar...

7 Comments:

Anonymous Anônimo said...

esse bicho você inventou, né?!

3:29 PM  
Blogger Vizionario said...

Na real não meu, eu presenciei esta conversa. A situação não era exatamente a mesma, nem o diálogo, mas em linhas gerais ele é fiel ao que eu ouvi. Já dei uma "googada" e não encontrei nada, mas como a tradição das simpatias é ainda majoritariamente transmitida oralmente, isso não quer dizer muita coisa. Perguntei aqui "pras mina" do meu trampo e elas também já ouviram falar desta simpatia. O dia em que eu achar uma tartaruga tossindo sozinha na rua, te envio como prova.

10:36 AM  
Anonymous Anônimo said...

só...

"pia de apartamento" eles não entendem...

Mas de Salutar eles sabem tudo.

1:35 PM  
Blogger quê? said...

É por causa da asma.

12:50 AM  
Anonymous Anônimo said...

eu tinha uma tartaruga chamada filomena.
morreu.
talvez fosse um salutar. eu teria gostado mais..

1:30 PM  
Anonymous Anônimo said...

Um causo popular bem contado passa a ser de altoria de quem o colocou no papel, ou melhor, na rede. Não lembro quem contou, mas posso jurar que desse jeito ficou bem melhor.

5:26 PM  
Anonymous Anônimo said...

Sabe o que é pior??É verdade mesmo...
A madrinha da minha irmã deu um salutar pra ela quando ela era mais nova, porque ela tinha bronquite. Ela chegava da escola, dava um "oi" pro salutar, almoçava e depois pegava banana e levava pra ele... era sempre assim.
Depois de um bom tempo, chegamos da escola ela fez tudo como de costume, menos a parte da banana... ele não estava mais lá! minha avó e ela procuraram pelo salutar a tarde toda... até hoje me pergunto como ele conseguiu descer as escadas que davam para a rua e ser mais rápido que as duas...
Ah, e ela não tem mais bronquite!

1:33 AM  

Postar um comentário

<< Home