21 dezembro 2005

Quarta dimensão ali na esquina

Subiram no ônibus, os dois juntos, sempre. Amizade desde a infância, daquelas que não precisam de palavras. Carlos fazia o tipo introspectivo. Jorge era mais porra louca. Chamava Carlos de Silent Bob. O ônibus começa a andar. Paga a minha Bob, que te pago uma breja no centro. Na passagem da catraca, o cobrador trava. Você só pagou uma! Jorge se racha de rir, enquanto Bob fica sério. Eu já paguei as duas! E o cobrador: Pagou nada, você só pagou uma. A coisa começa a engrossar. Jorge já não ri, e não sabe se é o cobrador ou o Bob que está pirando. Bob fica vermelho. Os quietos são sempre os mais perigosos. Paguei as duas, caralho! O cobrador ameaça levantar. O motorista vai mais devagar, com um olho colado no retrovisor. Próxima parada, sobe mais gente. A fila não anda. A discussão sim. Fica quente. Dois fiscais da companhia de ônibus que haviam subido chegam mais perto. Jorge pensou que iria azedar. Três contra dois não era a melhor proporção. O fiscalzão, que parecia ser o chefe, intima: O que é que tá acontecendo? O cobadror se adianta: O malandrinho aqui só pagou uma, e diz que pagou duas! Malandrinho o cacete, eu paguei as duas! No meio do impasse, Jorge pergunta: Mano, cê tem certeza que pagou as duas? Bob responde: Mano, eu ando com dinheiro contado. Paguei as duas sim! O fiscalzão resolve: Então fecha o caixa aí, e veja quanto tem. Se tem 12 passageiros, tem que ter 24 reais no caixa. Contados os passageiros, começa a contagem da grana. Noves fora zero, o cobrador se arvora: Tá vendo, aqui tem só 22 contos! Mal termina de falar, Jorge aponta: E aquele passe alí? Não é de dois reais? Era. O cobrador baixa os olhos. Bob respira, e olha fundo para ele. Aponta o dedo na cara e diz: O pouco pra mim é muito. E o muito pra mim não é porra nenhuma! Seu otário!

Estação Central. Os dois descem. Bob nem olha para trás.

3 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Explique-se.

3:31 PM  
Anonymous Anônimo said...

Sei bem como é... de onibus e cobrador eu entendo. Não que me arvore disso, no final não é algo que conta no Lattes, mas é sempre bom saber o ir e vir. Mais que isso, serve pra ver gente. Disso eu ainda não entendo muito, mas sei dos meus companheiros de viajam; o dinheiro sempre contado faz deles mais iguais a todos. A mim.

9:25 AM  
Anonymous Anônimo said...

Greets to the webmaster of this wonderful site. Keep working. Thank you.
»

2:42 PM  

Postar um comentário

<< Home